Titulo: Todo o povo é convidado a procurar a salvação
Introdução:
O capitulo 55 do livro do profeta Isaias é um convite aos israelitas, que abandonaram a Deus e a sua justiça. Esses israelitas são convidados a voltar a Deus, para serem restaurados à comunhão e a benção. Hoje, em nossos dias, esse convite é extensivo a todos que ainda não aceitaram a Jesus como seu salvador.
I - Ó vós, todos os que tendes sede... (55.1).
Uma condição essencial à salvação é a fome e a sede espiritual pelo perdão e comunhão com Deus.
Em João 4.l4 Jesus disse a mulher samaritana: Mais aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.
Ainda no mesmo evangelho de João 7.37-39, Jesus continua falando desta água: E no último dia da grande festa, Jesus pôs se em pé e clamou dizendo: se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz as escrituras, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse Ele do espírito que haviam de receber os que Nele crescem; porque o espírito santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
Em João 4.14 a água dada por Cristo significa a vida espiritual.
II - Buscai ao Senhor enquanto se pode achar...(55.6).
O tempo de achar a salvação tem um limite ou seja: enquanto se pode...
Em 2 Corintios 6.2, Paulo diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.
O pecador deve vir a Deus, enquanto está em vigor a promessa do Senhor em ouvi-lo.
Assim diz o profeta Jeremias no capítulo 29 e versículo 13: E buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração.
III - Os meus pensamentos não são os vosso pensamentos...(55.8).
Os pensamentos do homem são maus (Pv 15.26).
Os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade...( Isaias 59.7 ).
Jesus diz no evangelho de São Mateus 15.19: Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, frutos, falsos testemunhos e blasfêmias.
Conclusão:
Concluímos pela palavra de Deus, que o coração do homem sem Jesus, é um depósito de coisas contrárias a vontade de Deus.
Aceita hoje o convite glorioso da palavra de Deus que diz: Ó vós todos os que tendes sede, vinde as águas... ou seja, vinde receber de graça a vida eterna concedida por Jesus.
Que Deus te abençoe sempre!
Pr. José Victorino.