Texto básico: Josué 24.15 ( b).
“...porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
Introdução:
Pense nesse tema: como melhorar minha família?
No decorrer da nossa vida sempre temos que tomar decisões, umas mais fáceis outras nem tanto. Para ir a igreja você decide se vem com essa ou com aquela roupa, se chegará no horário ou não.
A verdade é que sempre temos que tomar decisões sobre alguma coisa. Uma das grandes decisões importantes a ser tomada é a que diz respeito a nossa família.
Os estudiosos deste assunto chegaram a conclusão que o problema da família é maior que o problema político, econômico e social. Em vista desta realidade, não teremos igrejas fortes, não teremos cidades fortes, e não teremos nações fortes; se não tivermos famílias fortes.
Está claro que Josué se preocupou com esse assunto.
a) Ele entrou na terra prometida.
b) Ele conquistou nações.
c) Ele se estabeleceu na terra da promessa; mais percebeu o perigo!
E qual era o perigo?
O perigo era que se o povo não fosse fiel a Deus na terra prometida, a conquista da terra perder-se-ia em breve. Em vez de bênçãos viria juízo, em vez de felicidade, viria a “chibata” da disciplina sobre eles.
Então Josué conclama o povo a tomar uma decisão e diz:
Escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. ( Josué 24.15 ).
Josué decidiu o que era melhor para a sua família, isto é, servir ao Senhor.
Em Efésios 5.23 Deus atribui ao marido a responsabilidade de ser cabeça da esposa e família: ...porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Sua chefia deve ser exercida com amor, mansidão e consideração pela esposa e família.
Algumas pessoas pensam que o marido como cabeça da mulher deve tratá-la com autoritarismo como se ela fosse sua empregada e incapaz de decidir coisas no lar. O homem como cabeça da mulher deve cuidar da provisão para suprir as necessidades do lar e da família. O homem como cabeça da mulher, deve lhe dar amor, compreensão e segurança. Uma mulher amada por seu marido, se sente mais segura, protegida e feliz.
Referindo-se a mulher Paulo fala em Efésios 5.22: “ Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido. “ Seu dever para com seu marido inclui em amar-lhe, respeitar e ajudar em tudo que for possível como esposa, mãe e dona do lar. A bíblia fala também para o filho em Efésios 6.1: Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto e justo.
Obedecer aos pais no Senhor; é obedecer de acordo como a bíblia ensina.
Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mães ( Pv 1.8 )., e diz mais ainda o sábio Salomão: Ouve a teu pai que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer ( Pv 23.22 ).
Conclusão:
De tudo que lemos nessa mensagem, fica claro que; se o pai fizer a sua parte, se a mãe também fizer a sua parte e se os filhos obedecerem então poderemos diz como Josué: ...eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Amém!
Rev. Hernandes Dias Lopes